A semeadura de algodão mato-grossense finalizou com 99,95% da área estimada, avançando 1,72 ponto percentual na semana. Com isso, os trabalhos a campo ficaram pela primeira vez à frente aos da safra passada em 0,05 ponto percentual e na média dos últimos cinco anos em 2,07 ponto percentual. As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
As principais regiões produtoras do Estado, oeste e sudeste, ainda não finalizaram a semeadura, restando menos de 1,00% para o fim dos trabalhos nas lavouras.
Os economistas do Imea explicam que segundo dados da Somar, para os próximos dias é esperado um volume de chuva entre 30mm e 70mm e que a temperatura volte a subir, contribuindo para o ciclo de desenvolvimento do algodoeiro, visto que a cultura exige volumes hídricos e térmicos maiores durante a fase da germinação.
Além disso, os produtores continuam o monitoramento de perto do bicudo-do-algodoeiro com armadilhas e realizando os controles necessários nas áreas mais afetadas. EVOLUÇÃO Plantio do algodão em Mato Grosso chega a 99,95% Os trabalhos a campo ficaram pela primeira vez à frente aos da safra passada ...
↧